terça-feira, 16 de novembro de 2010

O museu negro


No mês em que se comemora o Dia da Consciência Negra, por que não aproveitar para conhecer um pouco mais sobre essa cultura tão rica?


O Museu Afro Brasil localiza-se no Parque do Ibirapuera desde 2004 e pretende conservar e expor o universo cultural negro do Brasil.

O acervo é de aproximadamente 4 mil obras entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos e livros. Diversos temas são abordados como religião, trabalho, arte e escravidão, registrando a influência africana na construção da sociedade brasileira.

Essas obras se dividem em categorias como “África: diversidade e permanência”, que contém gravuras e fotografias de reinos africanos do passado; “Trabalho e escravidão”; “As religiões Afro-brasileiras”; “Sagrado e Profano”, que documenta o sincretismo religioso da sociedade brasileira influenciada pelos africanos; “História e Memória”; e “Artes Plásticas: a mão afro-brasileira”.

O museu tem diversos tipos de exposições. Algumas são de longa duração, como “São Paulo: Terra, Alma e Memória”; outras são temporárias, tais quais “O Haiti está vivo ainda lá” e “Tempos de escravidão, tempos de abolição: Iconografias e textos”; e ainda outras são itinerantes, como “A África em cartões postais”. Todas as atividades são gratuitas.

Existe no local também a Biblioteca Carolina Maria de Jesus, em homenagem à catadora de papel que se tornou escritora em 1960, e o Teatro Ruth de Souza, em homenagem à famosa atriz negra.

Em comemoração à especial data do Dia Nacional da Consciência Negra, o Museu Afro Brasil realiza o lançamento de novos volumes das coleções Retratos do Brasil Negro e Consciência em Debate, no dia 23 de novembro das 19h às 22h.




Endereço: Av. Pedro Alvarez Cabral, s/n
Parque Ibirapuera – portão 10
Horário: de terça a domingo, das 10h às 17h
Telefone: 3320-8900


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails