segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

A arte de cabeça para baixo


Georg Baselitz é um pintor alemão conhecido por suas obras de temática neo-expressionistas, misturando tanto o expressionismo alemão, quanto o expressionismo abstrato americano. Entre as características principais de suas obras está o fato de os objetos serem representados de cabeça para baixo. Segundo o próprio, “uma maneira de libertar a representação do conteúdo”.

O artista, nascido em 1938, pinta desde os seus 14 anos de idade e ganhou notoriedade quando uma de suas obras “Die große Nacht im Eimer” foi confiscada pela Promotoria Publica da Alemanha.

Seus quadros ganharam uma exposição individual pela primeira vez na América do Sul. É a exposição “Georg Baelitz: pinturas recentes”, onde são expostas 30 obras do artista pintadas nos últimos 12 anos. Trata-se de uma revisita do artista aos temas centrais de suas obras, além de suas imagens abstratas e figurativas e a presença marcante de cores fortes.

A exposição fica na Pinacoteca de São Paulo (Praça da Luz, 02) até o dia 30 de janeiro, aberta de terça a domingo, das 10h às 17h30. Os ingressos custam entre R$ 3,00 e R$ 6,00, sendo gratuito aos sábados.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails