quinta-feira, 28 de abril de 2011

O Maranhão em São Paulo


A tradicional Festa do Divino Espírito Santo, original do Maranhão, tem a sua 12° edição em São Paulo entre os dias 7 e 28 de maio no Espaço Cachuera. A festa é um intercâmbio cultural entre a cultura nordestina e paulistana, com demonstrações da força feminina nos rituais populares religiosos.
A programação conta com cortejos, ladainhas e músicas durante todo mês. A festa é conduzida por mulheres caixeiras responsáveis pelos rituais e que festejam com cantos e caixas o Divino Espírito Santo.
Ao longo do mês serão ministradas a oficina Divino Som onde ensinam toques e cânticos para mulheres. O grupo também oferece oficinas para mulheres que queiram aprender a tocar caixa, pois todo o cortejo é conduzido por mulheres.

Programação
Maio de 2011
Dia 7 (sábado) - O ciclo dos festejos se inicia com o ritual de Abertura da Tribuna, às 12h, no Espaço Cachuera!. Às 18h as caixeiras cantam e tocam na Alvorada.

Dia 15 (domingo) - Um cortejo sai do Espaço Cachuera! às 11h para buscar o mastro próximo ao local. Antes e depois do levantamento do mastro há shows com diversos grupos convidados, às 15h, e apresentação de Tambor de Criola (outra importante tradição da cultura popular maranhense), às 19h.

Dia 22 (domingo) - As caixeiras cantam na Alvorada, às 6h. Às 10h 30 acontece uma missa na Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos (Largo do Paissandu, s/n º - Centro), com a presença das caixeiras e das crianças que compõem o império da festa, seguida de cortejo até o Espaço Cachuera!. Lá, durante o dia acontecem ladainhas ao pé do mastro e são oferecidas refeições aos participantes da festa.

Dia 23 (segunda) – Derrubamento do Mastro, às 19h. Em seguida acontece a marcha de Tambor de Criola, o ritual de entrega dos cargos e posse dos novos impérios.

Dia 24 (terça) – Encerramento da 12º Festa do Divino com o Fechamento da Tribuna, às 20h, seguido de mais uma celebração, o Bambaê.

Dia 28 (sábado) - As caixeiras do Divino da família Menezes lançam um CD com cânticos em homenagem ao Divino, também no Espaço Cachuera!, às 21h.

Oficina O Divino Som
Dias 9, 11, 13, 16, 17 e 18, das 20h às 22h - oficinas de caixas (tambores) para mulheres, com ensinamentos de toques e cânticos vinculados à Festa do Divino pelas caixeiras maranhenses Dindinha, Zezé, Graça e Bartira. As aulas são avulsas (até duas aulas: R$ 30,00 por aula; acima de duas aulas: R$ 25,00 por aula)

Onde? Rua Monte Alegre, 1094 - Perdizes

Foto de Alexandre Provin Sbabo

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails