quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Caminhando nas estrelas


O Pequeno Príncipe na Oca’’ encanta e faz adultos voltarem à infância


“Siga o caminho das estrelas’’. É desse modo que o visitante da exposição O Pequeno Príncipe na Oca é recepcionado. Instalada na OCA, a mostra, que conta a história do piloto, jornalista e ilustrador Saint-Exupéry e de seu mais célebre personagem, teve início em Outubro e permanece até o dia 20 de Dezembro.

Ao seguir, literalmente, o caminho das estrelas, crianças e adultos se transportam para o universo do Pequeno Príncipe, onde cada componente de sua história toma a forma de um cenário colorido e interativo. É ainda, nesta primeira parte da mostra, que um dos cenários foi transformado na caixa desenhada pelo autor quando o príncipe fez seu tão famoso pedido: ‘’Por favor... Desenha-me um carneiro?’’. Na caixa, é possível que todos desenhem para o Petit Prince.

Exposição ''O Pequeno Príncipe na Oca'' fotos por Thamires Freitas
O primeiro andar é dedicado inteiramente à trajetória de Saint-Exupéry. O cenário é bastante interessante, parecido com uma pequena galeria: enquanto por dentro encontram-se expostos objetos pessoais do autor, incluindo um livro publicado em 1943, por fora, nas paredes da própria galeria, se encontra ‘’A História de uma história’’. Esta parte conta a vida de Saint-Exupéry através de pequenos textos e vídeos. O ambiente ainda expõe edições do livro de diversos países, envelopes, plantas de aviões, roteiros, cartas, luvas de piloto, jornais com artigos do autor, fotos, entre outros objetos inéditos.
Exposição ''O Pequeno Príncipe na Oca'' fotos por Thamires Freitas
No subsolo, o avião de Saint-Ex (apelido dado pelos amigos) ganha réplica, assim como o local de sua queda, o deserto da Líbia. Tudo isso presente num atlas gigantesco que mostra os países da rota do piloto. Lá, ainda são exibidos cartazes que, colados em pedras, são repletos de imagens, curiosidades, marcos da vida do autor, e claro, muitas informações de seu mais conhecido romance. Ao longo do cenário também está o poço - que foi descoberto pelo autor na história - após sua cansativa caminhada pelo deserto com o principezinho nos braços.

Saint-Exupéry também ganha vida! Atores, vestidos como pilotos, encenam tentativas frustradas de conserto do avião e pedem socorro aos visitantes. A interação com o público é algo a ser ressaltado. Além de tirar fotos e conversar com as crianças, estes artistas indicam ao público a visita ao Petit Cinéma, um pequeno auditório em que um ator com vestes de aviador conta a história do Pequeno Príncipe. Através de uma linguagem simples e divertida, tanto crianças como adultos se prendem ao enredo tão suave. No final da apresentação, os participantes ganham pequenos gibis que sintetizam o livro.
.

Exposição ''O Pequeno Príncipe na Oca'' fotos por Thamires Freitas

O segundo andar traz um momento encantador, os visitantes se deparam com o asteróide B 612. No planeta do Pequeno Príncipe, além de encontrar a rosa e os vulcões, é possível andar, deitar e ter a noção de como é a vista do Universo da morada do personagem, visto que projeções são feitas no teto reproduzindo o dia, a noite e os planetas visitados por ele. O ambiente de pouca claridade possui música suave e é repleto de pufes, proporcionando um momento de relaxamento e de maior contato com a vida do pequeno herói em seu planeta.


Exposição ''O Pequeno Príncipe na Oca'' fotos por Thamires Freitas
.
O Pequeno Príncipe não é uma obra simples, seus personagens são metafóricos e carregados de simbolismos. A história nos mostra as mudanças dos valores da humanidade e, não se pode esquecer, a criança que cada um de nós carrega. A exposição ‘’O Pequeno Príncipe na Oca’’ é a maior mostra sobre o tema feita no mundo, aproveite e visite a obra resultada do profundo pensamento de Saint-Exupéry e relembre os valores essenciais da vida tão alertados pelo principezinho durante sua passagem na Terra. E, lembre- se: “Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos”, Antoine de Saint-Exupéry.
.
Clique aqui para acessar o site da exposição.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails