quinta-feira, 26 de novembro de 2009

A língua além do som


Criado em 2006, o Museu da Língua Portuguesa proporciona um mistura de sensações em seus visitantes, que podem interagir com as palavras e descobrir a origem de algumas delas.

O primeiro andar do museu é sempre dedicado a mostras temporárias, sendo que a última foi inspirada no ano da França no Brasil. Essa exposição revelou aos visitantes as influências francesas tanto em nossa língua como em nossa cultura.

Já a atual exibição temporária intitulada “Cora Coralina: coração do Brasil” é sobre a famosa poetisa Cora Coralina, que completaria 120 anos neste ano. É possível ver poemas, vídeos com declarações da autora, além de textos pessoais e inéditos, como o seu diário.
No segundo andar do museu há uma exposição fixa que mostra como a língua sobreviveu e mudou ao longo da história de nosso país e uma mesa em que podemos unir as sílabas expostas e
decobrir a origem e o significado de casa palavra.

Por fim, no terceiro andar, há um vídeo sobre a origem da língua portuguesa, um de nossos maiores patrimônios, seguida de uma apresentação de famosos poemas de nossa literatura. Esta segunda parte é feita em uma sala escura na qual são projetadas na parede, no chão e no teto palavras e frases importantes dos textos, simultaneamente à narração.


O museu está localizado no prédio da Estação da Luz, em frente à Pinacoteca do Estado. O horário de funcionamento é das 10h as 18h de terça a domingo e o ingresso custa 6 reais, sendo que estudantes pagam meia entrada e crianças menores de 10 anos e idosos entram gratuitamente. Aos sábados a entrada é franca.


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails