segunda-feira, 3 de outubro de 2011

60 anos de Bienal!

A Bienal de São Paulo, maior evento de arte do país, comemora seus 60 anos com a exposição “Em nome dos artistas”. São 219 obras de 50 artistas americanos, com curadoria do norueguês Gunnar Kvaran, que tomou emprestadas as obras do Museu Astrup Feanrley, de Oslo.

Com espaço para já consagrados artistas e outros ainda pouco conhecidos, a mostra traz obras de nomes como Damien Hirst, Jeff Koons e Doug Aitken. Os artistas são de diferentes épocas, mas a exposição contempla as percepções influenciadas pela cultura do consumo, pelo pós-guerra e em outra ponta, o combate a isso.

A bienal foi criada em 1951 e já em sua primeira edição trouxe
grandes nomes da arte mundial como Pablo Picasso e George Grosz, além dos brasileiros Lasar Segall e Vitor Brecheret.

A partir de 1953, a exposição migrou para o pavilhão da Bienal do Ibirapuera, espaço projetado por Oscar Niemayer e Burle Marx. De lá para cá, foram 29 edições de obras históricas e, diga-se de passagem, polêmicas. Entre elas, Guernica, de Pablo Picasso na 2ª Bienal e as obras surrealistas de Marcel Duchamp e Max Ernst na 8º Bienal.

A próxima edição do evento acontece apenas no ano que vem. Assim, o que temos para 2011 é uma prévia das comemorações de 2012 com a 30ª Bienal.

Em Nome dos Artistas
Local: Fundação Bienal
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, portão 3, Parque do Ibirapuera).
Data: até 4 de dezembro de 2011
De terça a domingo das 9h às 19h. R$ 20,00.
Às quintas das 9h às 22h. R$ 20,00.
Aos domingos grátis.
Telefone: 5576-7600



Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails